Dia do idoso é celebrado com grande caminhada em Ilhéus

 

Mais de 100 idosos participaram na manhã desta sexta feira (28) da caminhada realizada pela Secretaria da Saúde através do Centro de Atenção ao Diabético e Idoso de Ilhéus (Cadhii) em comemoração ao Dia do Idoso. Muita animação e alegria marcaram o evento, que contou com o acompanhamento de um carro de som, um carro de apoio com água, ambulância durante todo o percurso e agentes da Secretaria de Trânsito (Settrans).

 

A concentração aconteceu na praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal. Os idosos realizaram um alongamento e depois desfilaram pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes em direção ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde um café da manhã os aguardava. Os integrantes da melhor idade vieram de diferentes bairros de Ilhéus.

 

Participaram da caminhada os grupos de idosos como o Grupo da Vitória, dos PSF I, II, III (Programa de Saúde da Família) do bairro Nossa Senhora da Vitória, Grupo Amadurecer Feliz do bairro Ilhéus II, Grupo do Nelson Costa, PSF I e II do bairro, Grupo do Basílio, PSF I e II do bairro, Grupo Renascer do bairro CSU (Centro Social Urbano), Grupos União dos PSFs do Iguape e Teotônio Vilela, além do grupo De Bem com a Vida e grupo Hiperdia do Cadhii.

 

As amigas Janice Araújo, 74 anos, e Teresa Pereira, de 69 anos, são integrantes do Grupo de Bem com a Vida há 11 anos. A aposentada Janice afirma que participa de todos os eventos realizados pelo centro. “Esses são momentos de descontração que ficamos aguardando com expectativa”. Já a dona Teresa diz que o grupo é bem assíduo quando o assunto é exercícios físicos. “Nos encontramos duas vezes por semana para as caminhas e eu não perco nenhuma”, contou.

 

Segundo a educadora física do Cadhii, Ednajara Pinheiro, o estímulo às caminhadas para os idosos auxiliam na melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população, que em sua maioria apresentam algumas doenças como diabetes e pressão alta. Além disso, as atividades ajudam a manter a autoestima. A caminhada conta com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) Norte e Sul, os PSFs da rede municipal de saúde e dos alunos de Enfermagem do 7º semestre da Faculdade de Ilhéus.

Os pacientes do Centro de Referência (Cadhi) são assistidos por uma equipe multidisciplinar como cardiologistas, angiologistas, nutricionistas entre outros. O público alvo do local são pessoas com problemas de diabetes e hipertensão, compostos em sua maioria por idosos. O Cadhii funciona atualmente na avenida Soares Lopes em Ilhéus.